Você já pensou na importância da pauta como instrumento importante na formação permanente?
O que leva em consideração para construir uma pauta entes de um encontro formativo?
“A pauta consiste em instrumento crucial para a organização do encontro formativo. A maneira de conceber, viver a formação e organizar o encontro expressa a concepção do formador. Não há modelos a serem seguidos. A autoria, a criação e o protagonismo do formador precisam ser defendidos. O formador é sujeito de sua própria ação, deve pensar sobre a própria experiência: por que faz, para quem faz, o que faz. Não pode ser visto como um replicador de “boas” pautas. (LAPIETRA JARRA, 2019)
Convido à leitura do texto: “A pauta em pauta: considerações sobre a construção de pautas formativas”, disponível na aba Publicações. O artigo traz uma reflexão sobre o percurso da(o) formadora(r) para construir pautas de encontros de formação dentro de um contexto e de um planejamento abrangente, dialógico e complexo.
A VISITA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA
Você já pensou na potência formativa de uma visita pedagógica?
O que significa visitar a experiência do outro? E visitar a própria experiência?
A visita pedagógica é estratégia formativa complexa e interessante, pois permite pensar a experiência dentro do contexto no qual ela se realiza dando materialidade ao processo formativo. Além disso, quando visitamos o outro “nos visitamos”, também.
Todavia, pensar a visita pedagógica como estratégia formativa exige planejamento, registro e ação-reflexão do formador antes e depois da visita, é necessário construir protocolos para a visita e torná-los explícitos a todos os envolvidos. O que é necessário antes, durante e depois da visita?
Convido à leitura do documento que elaborei para a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade de São Paulo, durante trabalho de assessoria pedagógica.